Língua Portuguesa nas Provas de Concurso Público


    As provas de concursos públicos, sejam quais a áreas de interesse do concurseiro, sejam quais for os níveis de escolaridade ou na esfera municipal, estadual e federal, em todos esses casos uma matéria ou competência está presente diretamente e por consequencia indiretamente nas demais áreas avaliadas. Esse conhecimento tão importante e cobrado é a língua portuguesa, que poderá avaliar a capacidade dos mais simples estudos e conhecimento morfológicos(que poderão ser complexos e extensos também) até os mais complexos como sintaxe e semântica, calma que abordaremos o significado desses termos.

    Uma coisa é fato: "VOCÊ PRECISA APRENDER PORTUGUÊS PRA SE SAIR BEM NESSAS PROVAS". Então precisamos começar do começo, isso mesmo do "pré" como era chamado a alfabetização de antigamente, precisamos ir do simples para o complexo, caso contrário nem o simples será compreendido.

    Então qual a dica de hoje? Digo a vocês o quanto difícil é escrever, a escrita limpa sem atalhos e simplificações, pois caso não o fosse ajudado pelo próprio corretor do blog corrigindo as acentuações, ç, s e ss entre outros problemas atuais como vc, hj e tantas abreviações da comunicação feita nas redes sociais, esse texto seria algo doído de se ler ou na verdade dificílimo de se compreender, se não há compreensão a comunicação está prejudicada. Então o realmente precisamos é de um esforço, um pequeno esforço que com o tempo e condicionamento ideal irá se tornar uma grande transformação, isso mesmo grandes transformações partem de pequenos esforços também.

    Não que eu entenda ou escreva corretamente a nossa tão complexa e robusta língua materna, mas preciso aprender e quero aprender a ponto de poder ensinar e esse aprendizado precisa ser transmitido aos poucos do mesmo modo que ele será assimilado. Sem arrogância mas com o mínimo de segurança necessária para dar um passo após o outro em direção a evolução linguística e por consequência cognitiva.

    Como prometido Morfologia é a classe das palavras, isso mesmo, como elas são classificadas e posso te afirmar que são dez classes diferentes, esse é o principio do conhecimento que servirá de suporte para os demais. Sintaxe é a gramatica, é a relação dessas classes de palavras na oração, não oração religiosa, mas oração como frase comunicadora de informações, e a Semântica é o sentido ou compreensão da frase ou da oração ou do texto.

    Temas extensos que precisam ser revisitados para que o conhecimento profundo e duradouro seja obtido, então vamos devagar, mas sem parar até um patamar maior e maior e maior, sabe-se lá onde podemos chegar, mas chegaremos quer queira ou não chegaremos!

Observação: Para exercício caso encontre algum erro de português favor destacar nos comentários! 

Postar um comentário

Comente AQUI!

Postagem Anterior Próxima Postagem