Plantas para Eliminar os Vermes

A infestação por vermes é bem mais comum do que você imagina e não é apenas exclusividade de crianças. Devemos todos nos atentar para que no mínimo esse problema esteja sob controle para não haver prejuízos mais sérios dentre eles até mesmo má absorção dos nutrientes alimentares.



Os vermes intestinais são parasitas do trato digestivo (intestino grosso e reto) que aproveitam o corpo humano para se hospedar, alimentar e se reproduzir. Podendo ter até dez variedades de vermes, sendo os mais comuns a tênia (ou verme solitário) e os enterobius (vermes brancos de cerca de dez milímetros). Difícil de detectar, os vermes intestinais causam sintomas leves. Você sabe quais são os sintomas de vermes intestinais em adultos e crianças?


Se os vermes intestinais muitas vezes passam despercebidos, é porque seus sintomas são semelhantes a uma infinidade de outras patologias: coceira, agitação, diarreia, náusea, vômito... Os enterobius ou oxyuris  são parasitas comuns em crianças porque eles tendem a colocar os dedos na boca. O acompanhamento com o profissional permitirá confirmar ou não a contaminação da criança e do adulto pelos parasitas intestinais. Mas como se livrar dos vermes intestinais  uma vez que sua presença é confirmada?


Veja Também: Plantas Depurativas e Desintoxicantes


Vermífugos (também chamados de anti-helmínticos) ou antiparasitários são o principal tratamento para vermes intestinais. Atuam sobre os vermes adultos e devem ser repetidos para combater os ovos que irão eclodir. Alguns vermífugos são vendidos sem receita nas farmácias, mas algumas plantas também possuem ação vermífuga que deve ser explorada com orientação do seu terapeuta. 


A Artemísia, por exemplo, é um poderoso vermífugo natural também chamado de “grama de vermes”. Sua ação pode ser complementada pela do alho ou da camomila que é antiparasitária, vermífuga e antifúngica. Tomado em forma de infusão, alivia distúrbios digestivos, inchaço, flatulência, cólicas ou dores gastrointestinais.


Veja Também: Chá Para Enxaqueca


O Mastruz também é amplamente para o combate a esses parasitas, segue abaixo o modo de utiliza-lo:

  • Ingredientes
  • 250 ml de água fervente;
  • 1 colher de sopa de folhas e sementes de Mastruz
  • Modo de preparo

    Adicionar a planta à água fervente e depois deixar repousar por 10 minutos. Coar quando estiver morno e beber a seguir.

    Outro tratamento caseiro é o chá com mamão e arruda que formam uma ótima combinação para o tratamento de vermes, pois a arruda é um potente vermífugo.

    Ingredientes

    • 1/2 colher (de sopa) das sementes de mamão;
    • 1 colher (de sopa) de folhas secas de arruda em uma panela
    • 1 xícara de água.
    • Modo de preparo

      Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver. Depois coar e beber morno, durante o dia.





  • As informações aqui contidas são apenas com finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos e farmacêuticos adequados. 

     OBS: Para evitar qualquer risco de interações medicamentosas, é altamente recomendável que você procure orientação médica e/ou farmacêutica antes de iniciar a terapia com fitoterápicos. 


     **Se você for o proprietário da imagem favor entrar em contato para que possamos informar os créditos.


Postar um comentário

Comente AQUI!

Postagem Anterior Próxima Postagem