Você sabia que a uva além de saborosa é rica em nutrientes e mediadores químicos benéficos a sua saúde? Pois acredite, podemos encontrar na constituição nutricional e química da uva verdadeiros tesouros para nosso organismo, tornando essa fruta de grande importância para fitoterapia. Pertencente ao Gênero: Vitis, Espécie: vinifera, Família: Vitaceae a uva tem suas características farmacológicas mais importantes na sementes e frutos. Os seus principais marcadores químicos são: quercetina, catequina, miricetina, resveratrol e antocianinas.
Mas vamos ao que interessa que são seus principais benefícios e indicações, na posologia oral ela é indicada como Anti-inflamatório, antioxidante, sintomas de varizes (inchaço, peso cansaço, sensação de tensão e formigamento). Ou também em forma de óleos, cremes, loções e emulsões como estimulante da circulação periférica, tratamento de varizes e hemorroidas e inflamações em geral.
Seus principais efeitos terapêuticos serão melhor observados na manipulação de fórmulas prescritas pelo seu fitoterapeuta ou clínico de confiança, contendo neles os extratos secos ou óleo da semente da uva, porém não há nada que nos impeça através do consumo regular dessa fruta buscar esses benefícios principalmente no objetivo da prevenção de doenças ou mesmo na manutenção da saúde. O efeito antioxidante é bastante aproveitado no consumo regular desses deliciosos frutos.
As informações aqui contidas são apenas com finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos e farmacêuticos adequados.
OBS: Para evitar qualquer risco de interações medicamentosas, é altamente recomendável que você procure orientação médica e/ou farmacêutica antes de iniciar a terapia com fitoterápicos.
**Se você for o proprietário da imagem favor entrar em contato para que possamos informar os créditos.