Plantas que Aumentam a Imunidade - Fitoterapia

A nossa saúde de maneira geral depende de diversos fatores como alimentação e até mesmo moderação nas atividades laborais e físicas. O estresse tem sido grande um vilão e responsável por debilitar o sistema imune. não podemos negar que seja mais frequente manifestações clinicas por candidíase, herpes lábia e  zoster entre outros males pós estresse físico e/ou mental.
Diversas plantas medicinais possuem propriedades terapêuticas e/ou profiláticas direcionado a tratar o estresse provocado pelo dia dia, carência nutricionais e até mesmo por comorbidades presentes no organismo. Além disso, alguns fitoquímicos presentes nos fitoterápicos conferem melhor desempenho físico, aumentando força e resistência corporal. Eles também podem atuar como importantes anti-inflamatórios, antioxidantes, auxiliando na recuperação orgânica combatendo a dor, na melhora do sistema imune e como coadjuvante no tratamento de lesões musculares, articulares, esqueléticas entre outros estresse oxidativos.

O uso de fitoterápicos para fortalecimento físico visam aos seguintes objetivos.

 » Endurance (resistência física).
 » Aumento da massa muscular.
 » Recuperação do sistema imunológico.



Alguns dos fitoquímicos que possuem ação na melhora do desempenho físico estão entre eles: o Rhodiola Rósea e o Panax Ginseng. Apresentam propriedades antiestresse, aumenta resistência e força no exercício intenso (endurance). Não são indicados para hipertensos e cardiopatas. Já o Tribullus Terrestris, estudos mostram que não houve melhora no rendimento físico e VO2 máximo, apenas apresenta efeito anabólico devido ao aumento do hormônio testosterona.



Panax Ginseng, Curcumina, Arnica Montana, Picnogenol e o Gengibre possuem propriedades anti-inflamatórias e estimulantes do sistema imunológico. O Panax Ginseng impede os efeitos deletérios do excesso de atividade física, estresse ou melhora o desempenho físico, especialmente em pessoas com mais de 40 anos de idade. As recomendações incluem o uso por indivíduos ativos submetidos à exercícios contínuos ou destreinados em atividades extenuantes.


A Curcuma longa (Curry e Açafrão), as pimentas e pimentões atuam como antiinflamatórios e antioxidantes combatendo os radicais livres gerados pelo exercício de alta intensidade e duração. Já a Arnica Montana é considerada um analgésico e antiinflamatório, por conter lactonas, que podem auxiliar no abandono do abuso de medicamentos antiinflamatórios e analgésicos.

Veja Também: Aminoácido da Imunidade!

O Picnogenol é utilizado em atletas, pois atua como potente antioxidante, além de aumentar a atividade do sistema imunológico e reduzir a intensidade das reações alérgicas. E o gengibre apresenta ações antiemética (inibidora do vômito), anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante. A raiz apresenta, ainda, um efeito estimulante do sistema imunológico.

Temos que entender que alguns remédios(medidas simples) representam um diferencial para aumentar a nossa imunidade, dentre elas destacamos: o dormir bem(repouso), boa alimentação(mais natural possível), respirar ar puro, ingerir regularmente água, exposição diária ao sol, atividade física regular, abstinência de produtos industrializadas e processados(ou pelo menos evitar), e por ultimo e não menos importante confiar em Deus(as doenças psicossomáticas estão diretamente relacionada a falta de esperança, baixa autoestima entre outros, pesquisas também atribuem até 35% de sobrevida em pacientes religiosos). Afinal a saúde pode ser definida como bem-estar biopsicossocial-espiritual-ecológico, ou seja: bem-estar físico, psicológico (mental e emocional), social, espiritual (sentido para a vida) e ecológico (ambiental) - (OMS, 1947).

Veja também: Fitoterapia no Tratamento da Ansiedade


Veja também: Plantas Diuréticas - Elimine o Inchaço e Quilos!

Veja também: Aumentar  a Libido naturalmente com Plantas 





Referencias:
Zhang; Ye, 2008; Khan et al., 2001; Santos, et al,1987. Olsson et al., 2009; Nobre, et al, 2008; Steptoe, et al 2006


As informações aqui contidas são apenas com finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos e farmacêuticos adequados.

OBS: Para evitar qualquer risco de interações medicamentosas, é altamente recomendável que você procure orientação médica e/ou farmacêutica antes de iniciar a terapia com fitoterápicos.

Postar um comentário

Comente AQUI!

Postagem Anterior Próxima Postagem