Os suplementos nutricionais recebem também o nome de recursos ergogênicos nutricionais, ou seja, substâncias que aumentam a produção de energia, são as substâncias ou os tratamentos especiais usados na tentativa de melhorar as funções fisiológicas, psicológicas e biomecânicas.
Apesar de não ser um fitoterápico a Glutamina tem se destacado no papel de melhorar a imunidade, muito relacionado a perda da mesma durante a atividade física intensa ou de alta performance.
Você encontrará esse suplemento em casa de bodybuilder, drogarias e até em lojas de produtos naturais.
Segue abaixo uma analise técnica dos possíveis benefícios verificados na ingestão da glutamina.
Leia também: Como Evitar o Covid-19
Glutamina
Aminoácido combustível para tecidos com células de divisão rápida (intestinais e sistema imunológico); regula a síntese e degradação de proteínas; e é precursor da gliconeogênese. Seu uso oral aumenta o consumo pelo enterócitos e uma alternativa é o uso de dipeptídeo.
Diversos estudos sobre seu papel na síntese proteica, volume celular e síntese de glicogênio sugerem que este aminoácido possa promover o crescimento muscular e minimizar a imunossupressão induzida pelo exercício. A glutamina exerce papel estimulador sobre a síntese proteica, por meio do aumento de volume celular e pressão osmótica.
Este aminoácido pode também estimular a síntese de glicogênio muscular, aumentando, consequentemente, a disponibilidade de energia para os processos anabólicos. A glutamina também desempenha um papel modulador na secreção de hormônios como GH, prolactina e hormônio adrenocorticotrópico ou corticotropina (ACTH). Inúmeros estudos demonstraram que, em situações de exercícios prolongados a liberação de glutamina está reduzida, contribuindo para a imunossupressão dos atletas .
Referencia:
VARGAS, D. M; AUDI, L.; CARRASCOSA. A; Peptídeos derivados do colágeno: novos marcadores bioquimicos do metabolismo ósseo. Ver Ass Med Brasil. 43(4); 36770.1997.
As informações aqui contidas são apenas com finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos e farmacêuticos adequados.
OBS: Para evitar qualquer risco de interações medicamentosas, é altamente recomendável que você procure orientação médica e/ou farmacêutica antes de iniciar a terapia com fitoterápicos.
Tags
Saúde