Porque Envelhecemos?! Entenda o envelhecimento cutâneo...

Envelhecimento cutâneo

O envelhecimento de modo geral tem sido objeto de estudo por décadas, senão por seculos pelos cientistas em todo o mundo. Pois a logica aplicada a esse estudo é procurar desvendar e entender os mecanismos envolvidos no envelhecimento para poder retardar ou até mesmo inativar sua progressão. Iremos abordar logo mais as principais causas do envelhecimento cutâneo, ou seja, as indesejadas rugas, sinais de expressão e até mesmo a flacidez dérmica, que são resultantes tanto de fatores biológicos quanto influencia ambientais.   

Envelhecimento intrínseco e Extrínseco 

      A integridade da pele é de grande importância psicológica, social, além de fisiológica. Esse tecido exerce importantes funções estéticas e sensoriais, influenciando de maneira direta a relação do indivíduo com o meio ambiente e social que o cerca.
      Existem dois processos independentes e simultâneos distintos em aspectos clínicos e biológicos que afetam a pele e contribuem para a complexidade do envelhecimento cutâneo: os formados pelos componentes  intrínsecos, processos de envelhecimento degenerativo determinado em termos genéticos (cronoenvelhecimento) e os resultantes de fatores ambientais, em particular à exposição solar (fotoenvelhecimento, envelhecimentos extrínseco ou actínico).

Envelhecimento intrínseco ou Cronossenescência

      O envelhecimento intrínseco, verdadeiro ou cronológico é esperado, previsível, inevitável e progressivo, e as alterações estão na dependência direta do tempo de vida.

Fatores Causais:

 » Genéticos.
 » Hormonais.
 » Imunológicos.
 » Psicológicos.

      Conforme o envelhecimento progride, a multiplicação celular diminui, os fibroblastos diminuem sua função e causam uma desorganização da matriz extracelular, comprometendo a síntese e a atividade de proteínas importantes, que garantem elasticidade e resistência à pele, como a elastina e o colágeno.
Alterações superficiais do cronoenvelhecimento são: atrofia difusa progressiva, palidez, diminuição da elasticidade.

Envelhecimento Extrínseco ou Actinossenescência

      Relaciona-se com alterações da superfície cutânea, provocadas principalmente pelo fotoenvelhecimento, como as modificações dos contornos e elasticidade da pele que se manifestam por sulcos, dobras e rugas, associados à flacidez .

Foto envelhecimento 

 » É causado pela ação da luz ultravioleta, a qual ativa citocinas inflamatórias e metaloproteínas colagenases, bem como pela indução por radicais livres.

 » A radiação UV gera oxigênio singleto, o qual ativa metaloproteinases e causa efeitos deletérios em larga escala no DNA mitocondrial.
Apesar de a totalidade dos processos celulares e biológicos que envolvem o envelhecimento ainda serem pouco esclarecido, existem alguns fatores que justificam a gênese da falência orgânica.

Que seja saúde!

      Em nossa atual sociedade é a mulher que sofre mais a influência da mídia, pois culturalmente a mensagem transmitida para a maioria das mulheres é a de que tanto seus corpos como elas mesmas só terão aprovação e aceitação se forem atraentes e em perfeitas condições de saúde, para assim conquistarem um posto de poder e status, pensamento que vem mudando através dos movimentos feministas e o próprio empoderamento feminino.
      Atualmente, os desfiles de moda e as celebridades do cinema e da televisão ditam o que deve ser considerado belo e ideal. Por esse motivo, os distúrbios alimentares (como a anorexia e a bulimia) são mais propensos a surgirem do que nas outras épocas da história na qual esses conceitos estéticos não eram muito rígidos.
      É importante ressaltar que para ser belo é preciso que exista um equilíbrio entre a saúde e beleza, pois é indiscutível que a saúde do organismo reflete em pele, cabelos, unhas e corpos mais bonitos.




**Se você for o proprietário da imagem favor entrar em contato para que possamos da o credito.

Referencias:
(FISCHER, 2002; BERNEBRG, 1999) e (KRABBE et al., 2004; BASU et al., 2003; FRYE et al., 2008; BERRA e RIZZO, 2009; PIRER et al., 2005; BROWN-BORG et al., 2007; CAMPISI, 2005; BAIRD, 2006):

Postar um comentário

Comente AQUI!

Postagem Anterior Próxima Postagem