A sinusite refere-se à inflamação da membrana mucosa que cobre o interior dos seios da face. As cavidades são em cavidades ósseas (4 pares) localizados nos ossos faciais. Cada seio comunica com a cavidade nasal através de pequenas aberturas, através das quais o muco produzido nos seios normalmente flui .
A inflamação do revestimento dos seios da face, também conhecida como rinossinusite , é geralmente causada por uma infecção viral ou bacteriana. Quando um vírus ou bactéria se espalha pelos seios, a mucosa fica irritada e incha, o que pode entupir esse canal. O muco não é mais drenado normalmente em direção ao nariz e, nesse ambiente fechado, os microrganismos patogênicos se multiplicam livremente. A dor e sensação de pressão no rosto , bem conhecidas das pessoas com sinusite, vêm do acúmulo de muco dentro do (s) seio (s) facial.
Tipos de sinusite
Sinusite aguda
Não dura mais de 4 semanas e não reaparece mais de 3 vezes por ano. Na maioria dos casos, ela segue uma infecção viral do trato respiratório superior, mais comumente um resfriado. No Canadá, 0,5% a 2% das pessoas com resfriados desenvolvem sinusite.
Outras causas ou possíveis fatores:
- Infecção bacteriana ou fúngica (por fungos);
- Alergias;
- Abscesso dentário que se espalha para os seios da face;
- Poluição atmosférica;
- Pólipos nasais ;
- Desvio da parede nasal (septo).
Sinusite crônica
A sinusite se torna crônica quando persiste além de 12 semanas (falamos de sinusite subaguda entre 4 e 12 semanas). Se a sinusite aguda não responder ao tratamento usual ou não for tratada, pode evoluir para sinusite crônica . Em geral, a cronicidade é estabelecida após vários surtos de sinusite aguda ( sinusite recorrente ), mas às vezes a sinusite aguda evolui imediatamente para a cronicidade.
Na maioria das vezes, a sinusite crônica é causada por alergias . Estes podem incluir alergias a animais domésticos, ácaros, pólen, fungos ou outras substâncias que causam inflamação do nariz e dos seios nasais. Assim, 50% a 80% das pessoas com sinusite crônica são alérgicas ou apresentam rinite alérgica.
Outros fatores podem estar envolvidos:
- Tabagismo ativo ou passivo;
- Sistema imunológico fraco
- Fibrose cística;
- Anomalia anatômica : uma forma anormal dos pequenos canais, permitindo que os seios se comuniquem com as fossas nasais ou um desvio do septo nasal;
- Pólipos nasais;
- Natação (irritação devido ao cloro );
- Uso de cocaína por via nasal;
- Trauma facial causando a obstrução de um ou vários seio;
- Exposição a produtos químicos irritantes (como o formaldeído)
- Refluxo gastro-esofágico não tratado (especialmente em crianças).
Veja também: Como prevenir a Sinusite
Veja também: Plantas medicinais para Sinusite
Complicações possíveis
Em casos muito raros, a infecção sinusal pode se espalhar para os olhos ou para o cérebro , o que pode causar os seguintes problemas:
- Meningite;
- Abcesso no cérebro
- Tromboflebite de veias do olho;
- Osteomielite dos ossos frontais (especialmente em crianças).
Além disso, a sinusite crônica ou não tratada pode exacerbar os problemas respiratórios em pessoas com asma, e
specialmente em crianças.
OBS: Para evitar qualquer riscos, é altamente recomendável que você procure orientação médica e/ou farmacêutica antes de iniciar a terapia ou diagnostico.
**Se você for o proprietário da imagem, favor entrar em contato para que possamos dar os créditos.
Tags
Saúde