Quais são os riscos para a saúde dos viajantes? Pelo menos um viajante em cada dois é pego de surpresa e acometido de um problema de saúde.
A maioria das condições é moderada e diz respeito principalmente à distúrbios gastro intestinais do viajante. Então em seguida vêm os problemas de cutâneos (queimaduras solares, alergias, picadas de insetos, infecções), problemas respiratórios relacionados a mudanças de temperatura: de um quarto de hotel com ar condicionado ao calor externo, exposição á alérgenos desde polens á quartos mal higienizados. Além destes problemas, muitos viajantes contraem a malária, causando significativas quantidades de mortes anualmente.
No geral, 10% dos viajantes consultam um médico no local ou no retorno e alguns casos exigem internação.
Em quais países os riscos são mais altos?
Os riscos para a saúde variam de uma região para outra, do período, mas também das condições da viagem. Um turista em uma excursão e hospedagem em um hotel confortável não enfrentará os mesmos riscos que um aventureiro acampando com barraca e mochila.
No geral, se os problemas respiratórios são cosmopolitas, o risco de diarreia é maior na Ásia e na América do Sul, a malária predomina na África e região da amazônia e a dengue na Ásia e na América do Sul, em especial no Brasil (rsrsrsrs) que de dezembro á abril é considerado período epidêmico de dengue, zica e chikungunya.
As áreas intertropicais e os regiões sub urbanizadas em desenvolvimento concentram os maiores riscos, reunindo umidade, baixa qualidade da água, alimentos e higiene.
Como preparar sua viagem no plano médico e que precauções tomar no local?
Primeiro de tudo, para retornar em boa saúde, o viajante deve sair em boa saúde. Portanto, é aconselhável fazer um check up que irá avaliar a capacidade de viajar de acordo com as condições, duração e destino da estadia. Algumas viagens serão desencorajadas para pessoas com saúde frágil ou instável.
Também é uma oportunidade de se atualizar sobre as vacinas e realizar as vacinas recomendadas para o destino.
A vacina contra a febre amarela continua a ser a única vacina obrigatória para alguns países, mas está longe de ser suficiente. Se o destino for afetado pela malária, o tratamento médico deve começar antes da partida e ser seguido durante e após a viagem.
O viajante também deve se proteger dos mosquitos usando roupas longas e usando repelentes e mosquiteiros.
O viajante também deve se proteger dos mosquitos usando roupas longas e usando repelentes e mosquiteiros.
Em todos os casos, seguro de viagem cobrindo os custos de saúde e repatriação é altamente recomendado.
Algumas dicas de saúde para viajantes
O viajante deve estar atento à sua dieta e evitar vegetais crus, gelo ou cubos de gelo. Ele deve tomar cuidado para beber apenas água potável: engarrafado, fervido, filtrado ou desinfetado.
Os alimentos devem ser consumidos cozidos e quentes, seguindo o princípio de "ferver, cozinhar, descascar ou jogar" depois de lavar sempre as mãos com sabão.
Por fim, o viajante deve procurar uma unidade de saúde rapidamente em caso de doença ou febre ao retornar, pois a busca por informações a montante e a adoção de ações simples podem limitar os riscos, a fim de aproveitar plenamente suas férias.
Como preparar a parte de saúde da sua viagem?
Sempre buscar informações úteis sobre vacinação internacional e medicina de viagem.
As fichas informativas por país descrevem o estado de saúde do seu destino, as vacinas recomendadas e as medidas preventivas para se proteger contra os riscos iminentes. Os viajantes também são orientados a selecionar medicamentos para possíveis emergências em caso de locais isolados como kits antiofídicos, analgésicos, anti-inflamatórios, loção pós-sol e outros.
Como dica final NUNCA esqueça o protetor solar!
As informações aqui contidas são apenas com finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos e farmacêuticos adequados.
OBS: Para evitar qualquer risco de interações medicamentosas, é altamente recomendável que você procure orientação médica e/ou farmacêutica antes de iniciar a terapia com fitoterápicos.
**Se você for o proprietário da imagem favor entrar em contato para que possamos da o credito.