Remédios Naturais para Dor de Garganta

Inflamação, tosse, coceira e outras dores de garganta podem ser curadas com produtos naturais, bebidas quentes, gargarejos, xaropes, preparados a partir de alimentos ou plantas medicinais.


Bebidas quentes e gargarejos contra dores de garganta

Diferentes alimentos e ingredientes naturais que são facilmente encontrados no supermercado e são bons para fazer bebidas quentes sabidas que são ótimas para aliviar dores de garganta.

São esses exemplos:

Chá de limão

Um dos remédios caseiros mais eficazes para reduzir a intensidade das dores de garganta é o chá de limão. Basta misturar o suco de meio limão e uma colher de chá de mel em 250 ml de água quente. Os flavonoides, componentes antioxidantes, que contêm limão, atuam para reduzir a inflamação da garganta. Como o limão, o mel tem propriedades anti-inflamatórias. Tem também um efeito antibacteriano devido ao seu baixo pH, textura e baixa concentração de proteínas.

Gargarejo de Água Salina

Gargarejos de  água salina é uma solução simples para repetir várias vezes ao dia, conforme necessário. É necessário contar 1 colher de chá de sal para 250 ml de água a ferver. Uma vez que a mistura tenha resfriado, ela pode ser usada a cada 2 ou 3 horas. O sal tem atividade antibacteriana, o que limitará a proliferação de bactérias responsáveis ​​pela dor de garganta. Hipertensos deverão ter precaução ou contra indicação nesse método.  

Gargarejar Solução caseira de Bicarbonato de Sódio

Uma alternativa ao tradicional de gargarejo é o bicarbonato de sódio. Como o sal, este produto ajuda a parar as bactérias e é seguro para sua saúde. Pode até ser adicionado à rotina diária de higiene bucal. 

Xaropes caseiros para aliviar a tosse da garganta inflamada

Os xaropes caseiros são uma boa alternativa aos xaropes de farmácia que geralmente contêm uma grande quantidade de medicamentos. Assim como bebidas quentes e gargarejos, eles são preparados com alimentos e plantas.

Xarope de cebola

Além dos antioxidantes que estimulam suas defesas naturais, a cebola possui propriedades antibacterianas que promovem um retorno ao normal. Para preparar a calda, cozinhe 6 cebolas brancas picadas e ½ xícara de mel em banho-maria por 2 horas. Posteriormente, a mistura deve ser peneirada para coletar o líquido, o xarope.

Xarope de cravo

O cravo tem a capacidade de anestesiar a dor, que terá um efeito calmante na tosse e na garganta. A preparação deste xarope é simples: deixe macerar na geladeira 5 ou 6 dentes em 250 ml de mel durante uma noite completa. No dia seguinte, basta remover os dentes e a calda está pronta para ser consumida. 
Eucalipto e Sálvia para aliviar a inflamação da garganta
Muitas plantas têm propriedades que lhes permitem tratar dores de garganta, tosses e coceiras. Entre eles estão o eucalipto, cujo uso é conhecido por tratar a inflamação do trato respiratório. Estes efeitos medicinais são atribuíveis a um composto contido em suas folhas, o eucaliptol.


Infusão: 

Infundir 2 g a 3 g de folhas secas em 150 ml de água a ferver durante 10 minutos. Beba duas xícaras por dia.



Gargarejo: 
Infundir durante 10 minutos de 2 a 3 g de folhas secas em 100 ml de água a ferver. Enxaguar a boca ou gargarejar com a preparação filtrada e resfriada, duas a três vezes ao dia. 

A Cooperativa Europeia de Fitoterápicos (ESCOP) também reconhecem o uso de SÁLVIA para tratar a inflamação do trato respiratório e da mucosa oral. Os compostos polifenólicos que contém têm atividade antioxidante que ajuda a regular o sistema imunológico.

Gargarejo:
Infundir 2 ou 3 gotas de óleo essencial em 100 ml de água ou 5 ml de extrato líquido em 100 ml de água, 3 vezes ao dia. Esta infusão também pode ser usada quando o uso de uma prótese dentária causa dor na gengiva.



As informações aqui contidas são apenas com finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos e farmacêuticos adequados.

OBS: Para evitar qualquer risco de interações medicamentosas, é altamente recomendável que você procure orientação médica e/ou farmacêutica antes de iniciar a terapia com fitoterápicos.




**Se você for o proprietário da imagem favor entrar em contato para que possamos da o credito.

Postar um comentário

Comente AQUI!

Postagem Anterior Próxima Postagem