Sabe quando você quer usar sua bela roupa e é como se você estivesse em um pesadelo, só porque sua
barriga está tão inchada que a roupa mal fecha. Já passou por isso? O inchaço é um sintoma comum e irritante na TPM e pode ter muitas causas. A retenção de líquido em mulheres acontece frequentemente por causa das alterações hormonais que antecedem a menstruação. Existem hormônios cerebrais e substâncias químicas no cérebro que afetam o intestino, como o estrogênio e a
progesterona. Felizmente, há maneiras fáceis de acabar com o inchaço.
Experimente uma destas dicas:
1. Pare de consumir alimentos ricos em sódio, como enlatados, fast-food e carnes salgadas. O sódio faz o corpo reter líquido.
2. Beba mais água. Acredite ou não, a ingestão maior de líquidos ajuda a eliminar o sódio – e o inchaço.
3. Evite carboidratos simples (como pão branco, massa branca, batata frita, etc.). Carboidratos são transformados em glicose e armazenados no organismo sob a forma de glicogênio para geração de energia. Para ser retida no corpo, uma molécula de água deve ligar-se à glicose. Quanto mais carboidratos armazenados você tiver, mais pesada vai se sentir.
4. Opte por carboidratos ricos em fibras, como legumes, verduras e frutas. Quanto mais tempo o alimento permanecer no intestino, mais propensa você estará a reter líquidos.
5. Mexa-se. Os exercícios ajudam a eliminar o excesso de água por meio da respiração e aceleram a digestão. Quando você se exercita, estimula os músculos a moverem mais rápido o alimento e a água pelo seu organismo. Acabe com a constipação caminhando durante pelo menos 17 minutos por dia para promover a passagem dos alimentos pelo aparelho digestivo. Suar também libera líquidos. Além disso, pesquisas mostram que praticar exercícios moderados ameniza cólicas, dores de cabeça, dores lombares, melhora o sono e reduz a fadiga. Também aumenta os níveis de endorfina, que ajuda a melhorar seu humor.
6. Consuma cálcio e magnésio, como mencionei anteriormente. Ambos competem com o sódio pela absorção no organismo; por isso, se você consumir quantidades adequadas de ambos, seu corpo será forçado a eliminar o sal que não foi efetivamente absorvido.
7. Cuidado com os diuréticos. Quando paramos de tomar diurético, o corpo retém mais água e fica inchado durante uma ou duas semanas. Isso pode levar a uma dependência física, fazendo com que o corpo necessite do medicamento para se livrar do excesso de líquido, em vez de eliminá-lo naturalmente.
8. Evite refrigerantes. Nunca é demais repetir essa recomendação. A cafeína dos refrigerantes causa desidratação e o fósforo, um aditivo comum desse tipo de bebida, pode provocar inflamação na parede do intestino, aumentando ainda mais a sensação de inchaço.
9. Converse com seu médico sobre a adequação das pílulas anticoncepcionais. Elas podem estabilizar o nível de progesterona, hormônio que induz o inchaço.
10. Aumente a ingestão de vitamina B6. Muitos sintomas da TPM, inclusive a retenção de líquidos, são provocados por um erro metabólico no aproveitamento dessa vitamina. Consuma de 50mg a 100mg de vitamina B6 diariamente e veja se isso ajuda.
11. Evite comer guloseimas calóricas. Reduza o consumo de alimentos de difícil digestão, como doces, comidas gordurosas e frituras, que podem permanecer no intestino causando constipação e distensão.
12. Coma legumes e verduras que eliminam água (agrião, aspargo, salsa, salsão, coentro, berinjela, abóbora, beterraba, chuchu, tomate, alface, alcachofra, rúcula e almeirão)
13. Para combater o inchaço, experimente uma bebida diurética natural, como chá de camomila ou de dente-de-leão, ou água sem gás com limão ou lima.
14. O adoçante artificial sorbitol, encontrado em gomas de mascar e balas, pode contribuir para o inchaço, assim como o consumo de cafeína, álcool e até mesmo nicotina.
15. Evite também laticínios que contenham lactose – açúcar do leite – se observar que eles agravam o inchaço.
16. Aumente o consumo de proteína na semana anterior e durante a menstruação. Ela tem um efeito diurético no corpo.
17. Consuma suplementos probióticos (suplemento alimentar, rico em microrganismos vivos, que afeta de forma benéfica seu consumidor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal).